Ser honesto pega mal

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Há umas 2 semanas atrás um homem bateu no meu carro - diga-se de passagem, parado no sinal vermelho (e depois dizem que mulher é que dirige mal!). Não, não aconteceu nada a nenhum dos motoristas. A princípio, o cara admitiu sua culpa e se prontificou a pagar o concerto - a batida foi de leve, o estrago foi pequeno: só uma amassadinha no para-choque trazeiro. Ele deixou o cartão dele comigo, e ficau combinado que eu entraria em contato com ele quando o carro fosse concertado para que ele pudesse pagar.

O carro ficou pronto no mesmo dia que foi levado para concertar. Faz uma semana que eu tento encontrar o cara, mas misteriosamente o telefone dele firmou contrato com a caixa postal, pois só ela atende minhas ligações. Ah, tinha um e-mail também, mas o cara - que trabalha com informática - deve ter perdido a senha do e-mail, porque nunca tive resposta. Por sorte o prejuízo não foi grande.

Lá vai eu e mais uma das minhas reflexões filosóficas. O que parecia um assunto muito bem resolvido, na paz, se tornou uma sacanagem. O cara tava errado, poxa. Custava ele ser homem de assumir a culpa dele? Claro que custava! E que história ele iria contar no bar depois se tivesse sido honesto? Ser honesto pega mal hoje em dia. É ridículo ser honesto. Onde já se viu? Que coisa mais brega!

Há quem diga que o mundo é dos espertos. Isso é que é ser esperto? Bom, se for assim, quanto será que tá custando um veneno de rato, hein? Será que se eu fizer um coquetel, como os de balada, misturando refrigerante, desce mais fácil? Porque viver no mundo desses espertos não me inspira nem um pingo de ânimo. (Não, eu não me suicidaria por causa de um idiota desses; ele não vale tudo isso.)

Talvez conceito de "esperto" pra mim tenha outro peso. Por exemplo: uma pessoa que aproveita oportunidades é uma pessoa esperta. Uma pessoa que tem personalidade e não entra em roubadas simplesmente porque está na moda é uma pessoa esperta. E desde quando uma pessoa desonesta é esperta? Ela é corrupta, isso sim! (Preconceitos e enganos quanto ao significado das palavras ainda será tema para um post neste blog - aguarde!) Fala-se tão mal dos engravatados do senado, mas ninguém tem espelho em casa, né? Desde quando contar vantagem sobre corrupção é bonito? Eu devo ter um conceito muito errado do que é legal e do que não é, porque pra mim isso é doentio, caso de estudo para a psiquiatra.

2 comentários:

Anônimo 27 de setembro de 2009 às 22:31  

Pois é, Mariana, infelizmente a linha que separa corrupção, desonestidade, esperteza e o famoso 'jeitinho' é muito tênue. Você mencionou algo extraórdinário: as pessoas metem o pau - com razão, claro - nos políticos, mas não se tocam que acabam por fazer o mesmo quase que diariamente. Quem costuma devolver o troco ao vendedor quando ele te passa umas moedinhas a mais? Bom, é só um exemplo...tem coisas muito mais recorrentes e impregnadas no ser de cada um. Infelizmente quem é honesto acaba se tornando sinônimo de otário. Espro eu que não vire homônimo!

Guilherme Freitas 2 de outubro de 2009 às 23:12  

Vixe, tá cheio de gente querendo levar vantagem em cima dos outros o tempo todo... como vejo isso na escola!!! Entre os alunos é o tempo todo, infelizmente. Mas eu gosto de dar meu exemplo: quando vou pegar um prato de merenda, entro na fila como eles.

Mas, é esse Brasil que a gente tanto quer melhorar. Uma pena que tem gente que acha q Jogos Olímpicos aqui vão salvar a perdida sociedade.....

Sobre Pensamentos Avulsos...

Pensamentos Avulsos são divagações e outras bobagens que saem da cabeça insana dessa que vos escreve. Espaço livre para meu bel prazer de escrever e expor de alguma forma minhas idéias. Como blogueira, eu gosto de comentários; como escritora, eu preciso de críticas. Ambos me servem como uma espécie de termômetro de qualidade para a minha produção. Portanto, por gentileza, colabore. :-)

  © Blogger template Writer's Blog by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP