Por que as mulheres usam maquiagem

domingo, 13 de setembro de 2009

Dizem as piadas machistas que se você quiser realmente saber como é uma mulher, é só lavar-lhe o rosto. Sabe-se lá quando inventaram a maquiagem, mas as mulheres parecem não saber mais viver sem ela desde sempre. Esse artifício tem sido muito útil para exaltar uma ou outra característica facial que a mulher prefira em si mesma, ou esconder algum “defeitinho” que por ventura possa aparecer.

Eu sempre digo que não sou uma mulher muito convencional: detesto fazer compras, não entendo absolutamente nada de roupas e quando muito só uso um batom (e é um mesmo). Talvez isso tenha se dado pela minha criação na infância: eu só andava com moleques, adorava jogar bola e odiava bonecas. No meu aniversário detestava ganhar vestidos, saias e Barbies, mas as pessoas insistiam, talvez com a esperança de eu me tornar uma “menina bailarina”. É, eles não conseguiram. Hoje eu resisto menos aos vestidos e saias, mas ainda me sinto mais confortável com calças e tênis, e bonecas, só as minhas bruxinhas (para os desavisados, eu faço coleção de bruxas).

E por causa dessa desconexão que tenho com o mundo feminino (observação importante: o fato de eu não ser exatamente o que se espera de uma mulher dita tradicional não me torna lésbica), vira e volta eu me surpreendo com coisas novas que descubro. De vez em quando me dá uma luz, como nos desenhos animados, sabe? Quando o personagem tem uma idéia brilhante e aparece uma lâmpada acesa sobre sua cabeça. Aí eu me dou conta de certas coisas interessantes.

Por exemplo, a maquiagem. Por que as mulheres usam maquiagem? Para realçarem sua beleza? Tem certeza? Eu acho que não. As mulheres não precisam realçar sua beleza; elas já são belas por natureza. Sempre terá pelo menos um homem interessado nelas. Como costuma dizer um amigo meu, ultra-romântico e extremamente feminista (espécie em extinção), as mulheres são anjos que os homens não merecem. Exageros à parte (e salvo exceções), isso é uma verdade.

Mas então por que raios elas usam produtos químicos na cara que podem detonar suas peles? A maquiagem não serve só para realçar qualidades, mas também para disfarçar defeitos. O mundo machista tentou evitar, mas um dia a gente seria livre para discutir de igual para igual com o mundo masculino; era só questão de tempo. Se antes era um absurdo uma mulher trabalhar, morar sozinha ou até mesmo sair sozinha à noite, hoje em dia essas são coisas normais. Só que para as filhas de Vênus, a coisa é mais complicada, porque além de tudo isso, ainda tem aquele estigma de cuidar da casa, da família (pois é, os homens ainda precisam de mulheres para cuidar deles, e dizer que elas têm que cuidar da família é um jeito de disfarçar isso – por isso eu amo a linguagem!) e aguentar desaforos sem falar nada – porque se reclamar, você não passa de uma mulher frágil e incompetente. A expectativa sobre as mulheres é tão grande que chega a esmagá-las.

Se trabalha, é porque é independente. Se mora sozinha, é porque a sociedade vai pensar mal dela. Se sai sozinha, é uma solteirona “caçando homem” para casar. Se chora, é porque é frágil. Se reclama, é porque é revoltada (isso quando não dizem que é falta de sexo ou TPM). O que querem da gente é uma Barbie: uma mulher linda, sempre sorrindo, sempre servindo, competente em tudo, e que não reclame. Simples assim. As ditaduras militares em todo o mundo também queriam isso: pessoas sorrindo e não reclamando do que achavam estar errado. Que comparação mais besta, não?

Mas onde entra a maquiagem nessa história? Elementar, meu caro: graças à maquiagem a gente pode ter maus dias sem ninguém ficar sabendo, porque com um pozinho aqui, um blush ali, é fácil esconder uma cara triste, uma noite sem dormir por tanto chorar, uma ruguinha de preocupação no cantinho da testa. A maquiagem se tornou um meio revolucionário de esconder sentimentos e continuar agradando a uma sociedade hipócrita que pensa que já deu toda a liberdade que a mulher precisava. Simples assim.

Para opinião parecida, ler o post Por isso que eu amo a Danuza Leão, do blog Esmalte no Pé.

6 comentários:

Anônimo 15 de setembro de 2009 às 22:06  

Você mencionou algo importante: o fato de não ser vaidosa não implica que vc seja lésbica. Taí uma desconstrução interessante a ser feita, porque é difícil pra caramba as pessoas não fazerem essa associação automaticamente.

Quando eu crescer quero escrever que nem você!
Cheiro.

Anônimo 15 de setembro de 2009 às 22:16  

Diria que sim, maquiagem é para disfarçar sim. Ta no nome dela, de uma olhada na definição de maquiar no dicionário.rs
Se é uma tentativa masculina de sermos dominadores de vcs, bom, diria que as mulheres seriam como um veado(animal) que pega uma arma, atira em si mesmo e se amarra no carro do caçador...rs...mas eu não controlo nem o meu cachorro, então não precisa contar mto com isso...rs

catacrese 17 de setembro de 2009 às 14:19  

Meu comentário sumiu!! rsrs

Maquiagem também pode ser utilizada para disfarçar sim, concordo. Mas vejo a maquiagem em alguns momentos por outra perspectiva, como uma maneira de arte...de expressão. Podendo haver variações com humor/dia.
De qualquer forma... a maquiagem me faz parecer meiga, quer ironia maior do que essa? rs

Anônimo 23 de setembro de 2009 às 11:32  

Acho que a maquiagem é mais uma "arma" da ditadura da beleza, com padrões impostos por uma sociedade hipócrita que faz com que as mulheres de mente fraca se achem lindas ou horrorosas de acordo com tais padrões.Talvez esse comentário não combine com quem me vê, afinal,adoro maquiagem e estou sempre com ela.Mas uso porque me sinto mais bela, e de acordo com o meu jeito de ser. Se não estou a fim, não uso e me sinto linda do mesmo jeito. Mulheres bem resolvidas como nós, Mari, apesar de usar alguns artifícios da ditadura da beleza, não se deixam levar por ela. Infelizmente, não é o que acontece com a maioria das mulheres. Basta ver as estatísticas de mulheres com anorexia,bulimia, crescimento da indústria de cosméticos e tdo mais.Enqto a mulher não se valorizar como é, isso nunca vai mudar.O que acontece com vc prima, não é que vc está em desconexão com o universo feminino. Vc apenas não se deixa dominar por ele, pois vc está em primeiro lugar. Te admiro por isso. Continue assim. Bjus.

patrícia 19 de janeiro de 2010 às 14:03  

Mas o que é maquiagem afinal? E pintar as unhas, porque? E afinal, porque determinada roupa acinturada pode, e folgada é um horror? E depois a muda vira e a roupa acinturada é um horror? E os sapatos, porque temos queparecer mais altas? E porque isso é importante? São perguntas que sempre me faço e nunca foram respondidas, e porque afinal, quando queremos "mudar o proprio estilo" (como uma fantasia de caranaval) isso significa querer se arrumar pra alguem, só existe o outro (a) ou enfim, somos tão medrosos que sempre precisamosda aprovação do outro... as mulheres hoje (sec. 21) são machistas, os homens acompanham, mas porque eu não posso não querer coisas que todos quererm, sem ser taxada de "diferente", se todos somos diferentes? isso tudo é um absurdo? Do que gostamos mesmo? O que nos identifica? Nem nós sabemos, e isso étriste!

Unknown 29 de janeiro de 2011 às 01:22  

Eu já iria mais a fundo,no que se diz respeito a tudo isso.à sociedade é tão ipócrita, quanto uma pessoa que recebeu uma educação da família(como:mamãe e papai, colocar fitinha na cabeça, colocar vestido, saias etc.e achar tudo isso bonitinho, elogiando a criança, falando que lindinha!).E que não se intereça em se reeducar.Todos podemos nos reeducar, pois as nossas mães e pais, fizeram o que podéram e sabia no momento.E nós, movidas pelo medo, resolvemos nos espelhar, neles(pais e mães)e na nossa sociedade(povo=Mídia, etc.). Aínda digo mais, enquanto nós mulheres,que além dessa definição do sexo(mulher,masculino e feminino),somos pessoas.Eu costumo na maioria das vêzes, não definir os sexos assim;e sim falar "pessoa".não resolver nos emancipar integralmente em todas ás àreas,( profissional, moda, que abrange a maneira de se vestir de igual para igual,educação sexual e em todos os sentidos etc.)não vamos ser respeitadas,por esta grande massa que é a sociedade.Aínda somos discriminadas, dentro do nosso próprio local de trabalho, seja por salários menores etc.Somos vistas aínda como objetos de desejo do homem.Presenciamos isso mais nos bastidores.As mulheres nas forças armadas, usam saias para serem diferenciadas entre os homens, e aínda por cima são muito discriminadas, em todos os sentidos, por ser mulher.Aínda tenho muito á falar, pois tudo que tenho só caberia em um livro.A última coisa que tenho a dizer neste momento,é que a união faz à força, por isso vamos nos concientizar, para poder-mos ser grandes vencedoras no final,juntamente com a união de todos, "Homens e mulheres"unidos venceremos, com a conscientização de todos.
Ass: Marizete

Sobre Pensamentos Avulsos...

Pensamentos Avulsos são divagações e outras bobagens que saem da cabeça insana dessa que vos escreve. Espaço livre para meu bel prazer de escrever e expor de alguma forma minhas idéias. Como blogueira, eu gosto de comentários; como escritora, eu preciso de críticas. Ambos me servem como uma espécie de termômetro de qualidade para a minha produção. Portanto, por gentileza, colabore. :-)

  © Blogger template Writer's Blog by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP