Muito barulho por (quase) nada

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

O assunto da moda agora é a tal da gripe dos palmeirenses, a gripe suína. Não se fala em outra coisa. Quando eu era criança, a preocupação era a AIDS, depois a gripe aviária. Quando o pânico por uma coisa passa, inventam outro, que é pra manter as pessoas sempre em estado de alarde.

Eu não sou uma punk rebelde pensando propositalmente de forma contrária ao resto do mundo. Mas penso que todo esse barulho que estão fazendo por causa dessa gripe é exagero. Se ela é perigosa, tudo bem; o problema é a forma como estão falando sobre ela.

Imagina a cena: um daqueles filmes pastelões de "sessão da tarde", em que uma autoridade do governo está falando para um auditório lotado dotado de apenas uma saída de emergência. De repente, um agente do serviço secreto entra, sobe discretamente no palco e cochica alguma coisa no ouvido do palestrante. Este, depois de alguns segundos de reflexão, fala no microfone: "Eu fui informado de que há uma bomba relógio no auditório. Mas não se desesperem! Retirem-se ordenadamente pela saída de emergência". O que acontece? Todos saem correndo ao mesmo tempo, gritando, atropelando uns aos outros. É isso o que está acontecendo com o caso dessa nova gripe.

Se o caso é sério - e eu não nego isso -, a forma mais adequada de lidar com isso era informar a população, e não aterrorizá-la. Dizer que, como qualquer outra gripe, o que você precisa é manter-se saudável, manter uma boa alimentação, beber muita água e ter os cuidados mínimos de higiene. E, se por acaso você contrair a gripe mesmo tomando todos esses cuidados, o máximo que acontecerá é você ficar de cama alguns dias, pois se corpo está preparado para enfrentá-la, e depois disso, você estará imune a ela. Simples, não? E muito mais eficaz.

Convenhamos: a mídia está se fazendo de morta com essas atitudes hipócritas. Acidentes de moto matam centenas de pessoas por ano, e nunca ouvi ninguém fazendo alarde e tentando combater a venda e uso desse veículo. O cigarro mata milhares de pessoas por ano no mundo inteiro, e nunca vi ninguém fazendo campanhas de pânico - como essa que estão fazendo com a tal da Gripe A - e proibindo o maldito. Por isso digo que é hipócrita esse barulho todo que estão fazendo.

Para encerrar, assistam a este documentário do argentino Joaquín Arrieta (está em espanhol, mas tem legenda em português); é curtinho: tem apenas 10 minutos. Fala exatamente sobre o que eu penso sobre essa gripe.

2 comentários:

Anônimo 21 de agosto de 2009 às 23:02  

Eu tenho que admitir: a mídia sempre exagera. Eu quase cancelo minha iada a Curitiba para um congresso por causa dela. Depois, pensei: gente, Curitiba tem quase 4 milhões de habitantes, perigo seria se 1 milhão estivessem donetes, né?

Bjo

Guilherme Freitas 25 de agosto de 2009 às 23:19  

Parte séria: realmente, é tempestade em copo d'água. Se fosse essa coisa toda, estaríamos com trajes antinucleares.

Parte não séria: morte aos porcos e sua gripe, duvido que eles resistam ao poderoso Jason Tricolor, afinal o campeão voltou!!!

Sobre Pensamentos Avulsos...

Pensamentos Avulsos são divagações e outras bobagens que saem da cabeça insana dessa que vos escreve. Espaço livre para meu bel prazer de escrever e expor de alguma forma minhas idéias. Como blogueira, eu gosto de comentários; como escritora, eu preciso de críticas. Ambos me servem como uma espécie de termômetro de qualidade para a minha produção. Portanto, por gentileza, colabore. :-)

  © Blogger template Writer's Blog by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP