Privacidade vs Curiosidade

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

A matéria de capa da Galileu do mês de junho deste ano diz o seguinte:

"Você tem medo do Google? Se não tem, deveria pensar no assunto"

Subtítulo:

"Afinal, ele sabe onde você mora, com quem anda, o que compra, estuda, lê, escuta e até come".


Vi a matéria sem querer na fila do caixa rápido de um supermercado e, na ocasião estava acompanhada de um amigo, com o qual eu comentei: "Pô, eu tenho uma vizinha que também sabe tudo isso!". Brincadeiras à parte, se você parar para pensar, essa bisbilhotagem do Google até que é verdade. Falta de privacidade é uma coisa muito complicada mas, pior do que isso é o lado do "agressor": invasão de privacidade está entre as piores coisas do mundo. Que me perdoem meus amigos jornalistas e repórteres (e não discutam comigo com relação a esse plural, porque a Linguista aqui sou eu! Humpf!), mas quer falta de respeito maior do que a daqueles que, no momento de dor profunda de alguém que acaba de perder um ente querido, assedia-o com a maior voracidade do mundo, como um animal faminto atrás da presa, enchendo-lhe de perguntas estúpidas (do tipo "Como é que você está se sentindo?")? Se fosse eu, ainda responderia: "Ah, tô feliz! Morrendo de alegria porque meu amigo morreu nesse acidente, seu idiota!".

Podem dizer o que quiserem dos franceses, mas uma coisa eles têm de muito bom: discrição. No caso do acidente do AirFrance veio à tona esse costume deles: o gorverno só permite a liberação da lista dos presentes no vôo (ou no acidente em questão; essa lei é geral) aos parentes das vítimas. Tá mais do que certo! Mas claro que isso não funcionaria no Brasil: paisinho de fuçadores de vida alhei dos cambau, viu? (Não confundam as coisas: eu sou, sim, patriota até o último fio do cabelo e, tanto por isso, reconheço os defeitos que o povo do meu país tem, tanto quanto suas qualidades. Isso se chama opinião crítica, que é muito diferente - e melhor - do que fanatismo).


(Post trazido da "antiga morada" desta blogueira - adaptado)

1 comentários:

Guilherme Freitas 13 de novembro de 2009 às 21:02  

O Google sempre me assustou... as referências são impressionantes! Ele sabe de tudo o que faço!

Pense pelo lado bom: logo ninguém vai precisar ficar xeretando pessoalmente a vida de ninguém, teremos o Google para dizer qual a cor da roupa de baixo que cada pessoa está usando!

Sobre Pensamentos Avulsos...

Pensamentos Avulsos são divagações e outras bobagens que saem da cabeça insana dessa que vos escreve. Espaço livre para meu bel prazer de escrever e expor de alguma forma minhas idéias. Como blogueira, eu gosto de comentários; como escritora, eu preciso de críticas. Ambos me servem como uma espécie de termômetro de qualidade para a minha produção. Portanto, por gentileza, colabore. :-)

  © Blogger template Writer's Blog by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP