Sumário automático do Word

domingo, 14 de outubro de 2012


Eis que o temido TCC (trabalho de conclusão de curso) de uma pessoa pode ensinar mais do que seu “mero” conteúdo. A necessidade é de fato uma mãe e, graças à ela (e ao pai Google), descobri que é mais fácil do que eu imaginava a confecção automática de sumários com recursos do próprio Microsoft Word. Este post vai ser uma colher de chá em que compartilharei essa dica; aposto que tem muita gente que vai gostar.

Para esta explicação, tomarei como exemplo o Microsoft Word 2010, que é o que eu possui no meu computador, mas acredito que o processo seja parecido para outras versões.

Para cada título criado, selecione-o e escolha a opção Título 1 nos Estilos de texto.


Automaticamente, as palavras selecionadas vão mudar de tamanho e de cor. Você pode personalizar o tamanho e a cor da fonte como quiser; esse é só o padrão imposto pelo Word.

Repita o processo para todos os enunciados que serão seus títulos. Para subtítulos, escolha a opção Título 2.

Depois, na página em que você quer criar o seu sumário, clique em Referências e em Sumário. Ao clicar em Sumário, vai ser aberto um menu, para você escolher o modelinho de sumário que você quer.


Vai ficar mais ou menos assim.


Cor, tamanho de fonte e posição do texto do sumário dentro dessa caixinha também são personalizáveis. E se quiser fazer isso no começo do trabalho e ir criando os capítulos conforme sua evolução também pode. Basta criar os próximos títulos da mesma forma e, ao clicar uma vez na caixinha do sumário, clicar na opção Atualizar Sumário.

Viu? Eu disse que era fácil.

0 comentários:

Sobre Pensamentos Avulsos...

Pensamentos Avulsos são divagações e outras bobagens que saem da cabeça insana dessa que vos escreve. Espaço livre para meu bel prazer de escrever e expor de alguma forma minhas idéias. Como blogueira, eu gosto de comentários; como escritora, eu preciso de críticas. Ambos me servem como uma espécie de termômetro de qualidade para a minha produção. Portanto, por gentileza, colabore. :-)

  © Blogger template Writer's Blog by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP