Eleições diretas para brasileiro ver

domingo, 7 de outubro de 2012


Em 1989 o povo brasileiro conseguiu um direito extremamente democrático e invejado por muitas outras nações, especialmente pelas que ainda sofrem com a ditadura militar: o voto direto. Esse direito significa que, em uma eleição, o voto do eleitor vai direito para candidato que ele quer eleger. O problema é que esta opção de eleição não é verdadeira para todos os cargos políticos, mas apenas para presidente, governador e prefeito. Outros cargos políticos que exigem votação em eleições, como deputados e vereadores, não são eleitos por meio de voto direto e, sim indireto.

Para deputados e vereadores, cada candidato tem que receber um número X de votos para ser eleito. Se o número de votos que ele receber ultrapassar esse número necessário, os votos restantes são distribuídos entre os candidatos com menos votos de seu partido, de acordo com um cálculo maluco. Ou seja: aqueles candidatos que ninguém queria que assumisse o poder e, portanto, para os quais ninguém votou, muitas vezes consegue ser eleito justamente por esse “troco” de votos que sobra dos mais votados. Em outras palavras, a tão invejada democracia do povo brasileiro vai por água abaixo, porque os menos votados também sobem ao poder.

Esse cálculo foi explicado e exemplificado pelo jornal Correio Popular, de Campinas. Graças a essa complicação, partidos políticos se aglomeram em coligações e pagam para que candidatos ou personalidades famosos se candidatem, os chamados puxadores de votos, para atraírem o maior número de votos possível para as legendas. Depois, através dessa fórmula maluca, eles conseguem colocar na Câmara os candidatos indesejados ou desconhecidos. O exemplo mais famoso é o das últimas eleições para deputados, que contou, entre outros candidatos muito conhecidos, com a participação do palhaço Tiririca (e seu partido caçoando do povo brasileiro sem nenhum sinal de escrúpulo) e do ex-jogador Romário.

No campo da política muitos avanços têm sido feitos no sentido de melhorar a vida do eleitor e exigir mais respeito para ele da parte dos políticos. O processo é lento, mas aos poucos temos visto alguns políticos serem condenados pela sua desonestidade. Depois da Lei da Ficha Limpa, que foi indubitavelmente o maior avanço do cidadão nos últimos anos, a exigência da eleição verdadeiramente direta será o próximo passo para uma faxina mais que necessária no cenário político brasileiro. Um país do nosso porte é carente disso há muito tempo, e já está na hora de as coisas começarem a mudar de fato.

0 comentários:

Sobre Pensamentos Avulsos...

Pensamentos Avulsos são divagações e outras bobagens que saem da cabeça insana dessa que vos escreve. Espaço livre para meu bel prazer de escrever e expor de alguma forma minhas idéias. Como blogueira, eu gosto de comentários; como escritora, eu preciso de críticas. Ambos me servem como uma espécie de termômetro de qualidade para a minha produção. Portanto, por gentileza, colabore. :-)

  © Blogger template Writer's Blog by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP