Criança tem o direito de ser criança – e ponto

domingo, 21 de outubro de 2012


Que a mídia e a sociedade em geral exerce uma forte pressão em diversos aspectos sobre todas as pessoas, já se sabe. E isso é um fato tão corriqueiro que passa despercebido. São inúmeras as marcas que hoje produzem roupas de adultos para crianças, como roupas decotadas, saltos altíssimos e cosméticos, entre tantos outros produtos, para crianças. De certa forma, sem perceber, as crianças estão brincando de ser adultas, e esquecendo-se de aproveitar uma fase deliciosa e importantíssima da vida: a infância.

Diversos médicos já vieram à mídia alertar pais para os perigos para o desenvolvimento físico de uma criança que usa saltos. Inúmeros outros lembraram os riscos que produtos químicos (como maquiagem e tintura para cabelo) para os pequenos. Isso para não falar do absurdo de se expor uma criança ao risco de um assalto pelo celular de última geração que ela recebeu de presente no Dia das Crianças (na minha época, o mais eletrônico que a gente desejava de Natal era um Pense Bem).

Saindo do campo dos produtos, vem o das pressões psicológicas: uma criança não pode ser um pouco mais gordinha que a outra. Se não fizer cursos extracurriculares (idiomas, esportes, etc), está atrasada para o mundo capitalista. Mas se for muito estudiosa, aí é um nerd, e sofre bullying. É, está cada vez mais estressante ser criança.

Apesar de as pessoas não parecerem perceber, todas essas pressões surreais, impostas direta ou indiretamente à criança, vêm dos adultos. São os adultos que ensinam, com seus exemplos, a discriminação, a falta de caráter, o consumismo. Pensando nisso, e empenhadas a lutar em prol da liberdade da criança de ser o que ela melhor pode ser, uma criança, as irmãs britânicas Abi e Emma Moor criaram em 2008 a campanha PinkStinks. O objetivo da campanha é pressionar governantes e empresários, com apoio popular, a pensar com um pouco mais de bom senso nas crianças como foco de seus produtos e leis. A campanha surgiu inicialmente para defender as meninas, mas com o tempo os meninos também ganharam espaço. Tanto no site quanto no blog, elas mostram como a campanha vem crescendo e as mudanças que ela já conseguiu.

Infelizmente a campanha não chegou em terras tupiniquins, pelo menos por enquanto. E está fazendo falta. O problema é que brigar com empresa grande é o mesmo que pescar tubarões na unha. Mas enquanto os pais também não fizerem sua parte na proteção de seus próprios filhos contra os excessos que a mídia quer nos empurrar goela abaixo, pouco (ou nada) mudará.

0 comentários:

Sobre Pensamentos Avulsos...

Pensamentos Avulsos são divagações e outras bobagens que saem da cabeça insana dessa que vos escreve. Espaço livre para meu bel prazer de escrever e expor de alguma forma minhas idéias. Como blogueira, eu gosto de comentários; como escritora, eu preciso de críticas. Ambos me servem como uma espécie de termômetro de qualidade para a minha produção. Portanto, por gentileza, colabore. :-)

  © Blogger template Writer's Blog by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP