A verdade sobre os sonhos
sexta-feira, 29 de junho de 2012
Sonhos são feitos de vivencias e são realizados com força de vontade. Invariavelmente eles instigam o sonhador, lhe dão uma verdadeira razão para a vida e lhe fazem feliz. E felicidade é algo legal de se compartilhar, principalmente com aqueles que estão mais próximos. Porém, opiniões diferem demais de uma pessoa para outra, e o que seria uma experiência construtiva de sociabilidade se torna uma grande auto sabotagem.
Sonhos são únicos. E são sonhados sozinhos. Por mais que outras pessoas digam compartilhar do mesmo sonho, a verdade é que eles são no máximo parecidos, mas nunca o mesmo.
Compartilhar sonhos com outras pessoas não é muito agradável se não se for surdo. Às vezes parece que contar um sonho a alguém, na esperança de demonstra a felicidade que ele causaria, poderia ajudar a angariar apoio daqueles mais próximos. Como na fábula do sapo que escala uma montanha, ouvir a opinião dos outros pode atrasá-lo, torná-lo mais difícil do que realmente é ou até impedir sua realização.
Poucos são aqueles dotados de capacidade (ainda que mínima) de empatia, isto é, ouvir o sonho do outro, entender que aquilo tem um peso enorme para ele e compreender que sua concretização será algo extremamente significativo na vida da outra pessoa. Só isto bastaria para quem está empolgado para compartilhar sua alegria. Vibrar junto, se deixar contagiar ou até mesmo torcer pelo sucesso do outro já é um esforço homérico demais, quase impossível. Mas o mínimo esforço poderia acontecer, nem que fosse por mera política de boa vizinhança, certo?
0 comentários:
Postar um comentário