Gray Friday

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Black Friday (Sexta-Feira Preta) é um evento típico da cultura norte americana – mais precisamente dos Estados Unidos – que tem por objetivo limpar os estoques das lojas antes da correria das compras de Natal, com as quais eles lucrarão ainda mais. Para isso, os lojistas colocam descontos absurdamente altos em seus produtos, fazendo-os custarem absurdamente pouco para que os consumidores comprem absurdamente muito. O nome é uma brincadeira: na Black Friday as pessoas ultrapassam o vermelho e ficam no preto, de tanto que gastam.

Este ano algumas lojas brasileiras se propuseram a espelhar o evento por aqui. Mas eu eles não entenderam muito bem o espírito da coisa. Ao invés de darem descontos estrondosos, aumentaram o preço de seus produtos a valores exorbitantes e deram descontos realmente altos a eles – depois de remarcados, claro. Com isso, o preço dos produtos não caiu coisa nenhuma: a etiqueta “%” apenas ludibriou os consumidores mais impressionáveis. Prova disso é que um iPad, que antes custava cerca de R$1.400,00, passou a custar mais ou menos... R$1.400,00. Isso para citar apenas um exemplo.

Não vejo como os lojistas poderiam perder respeitando as regras desse jogo. Afinal, eles teriam conseguido repetir o sucesso das lojas estrangeiras, limpando seus estoques para dar lugares a produtos novos, que com certeza seriam liquidados na temporada de presentes de dezembro. Talvez tivessem vendido até mais do que conseguiram na (pseudo) Black Friday brasileira, já que todos os índices indicam que a nossa economia anda muito bem.

O que deveria ter sido um evento proveitoso tanto para consumidores quanto para lojistas acabou sendo um evento deturpado por aproveitadores e frustrante para quem sabia do que se tratava e esperava muito mais. O que foi um sucesso no resto do mundo não passou de um eventinho mixuruca por aqui. É uma pena. Quem sabe na próxima?


0 comentários:

Sobre Pensamentos Avulsos...

Pensamentos Avulsos são divagações e outras bobagens que saem da cabeça insana dessa que vos escreve. Espaço livre para meu bel prazer de escrever e expor de alguma forma minhas idéias. Como blogueira, eu gosto de comentários; como escritora, eu preciso de críticas. Ambos me servem como uma espécie de termômetro de qualidade para a minha produção. Portanto, por gentileza, colabore. :-)

  © Blogger template Writer's Blog by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP