Economia hipócrita

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Venho ouvindo dizer em tudo quanto é noticiário que o governo quer implantar um novo imposto para arrecadar fundos para financiamento da Saúde, mas que o Senado tem derrubado a proposta diversas vezes. O argumento do governo é que ainda falta fontes para essa arrecadação. Mesmo diante da votação honesta (há controvérsias, mas enfim...) em Senado, o governo insiste na intenção de colocar em vigor esse tal de novo imposto. Ou seja: democracia é só para brasileiro ver mesmo, né?

Em entrevista ao jornal Estadão, a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti (coincidentemente do PT, aquele partido que não é muito afeito a seguir regras ou respeitar seus próprios eleitores ou ao povo a quem serve), confirmou essa intenção do governo. Mesmo com a maioria do Senado contra a medida.

Agora, se a idéia é gerar receita e economizar, porque a primeira coisa que se pensa é em “como ganhar mais”? Porque nunca se pensa em “como gastar menos”? Não sei, mas para mim isso parece óbvio: é muito mais fácil você identificar formas de gastar menos do que formas de ganhar mais. Além disso, essa é a dica de qualquer bom economista que se preze. Sem contar, que é a medida adotada por todos os outros brasileiros. Mas parece que a dica dos economistas nunca está à altura do governo.

O gasto mais absurdo (sem contar pela sua exorbitância) que o governo tem é o tal do auxílio terno, que serve para arcar com as despesas dos políticos com vestimentas e tudo o mais que eles precisam para ir ao trabalho (que deveria ser cinco dias por semana, como todo bom brasileiro, mas a maioria ñ vai nem três). Nunca ouvi falar desse benefício para nenhuma outra função trabalhista, e posto que os cargos públicos sejam funções trabalhistas como outra qualquer, é um benefício absurdo e desnecessário – mesmo porque, os salários que os políticos ganham são suficientes para manter seu alto padrão de vida e seus ternos (lembrando que eles têm mais salários anuais do que o restante da população). Tai uma boa maneira de começar a cortar gastos.

Outra coisa: pra quê tanto ministro? Já dizia o ditado: amigos, amigos; negócios a parte. Então, nada mais justo deixar amigos, parentes e afins fora desses cargos. Se eles quiserem, que conquistem o cargo por mérito – como todo mundo tem que fazer em outras profissões para evoluir. Mais uma boa redução para os gastos do governo.

Quer outra dica: punição de verdade para corrupto. E punição dura e humilhante, porque do jeito que está, é leve demais para o pessoal “esperto” entender. Se não fosse pela desonestidade dessas pessoas, com certeza o governo teria muito - mas muito! – dinheiro para investir no Brasil e praticamente equipará-lo aos países ditos de primeiro mundo. Porque tecnologia, mão de obra e capacidade para isso nós temos. O que não temos e um número suficiente de pessoas com caráter desejável nos cargos políticos.

E eu acredito que tenho todo o direito de dar pitaco sobre a incapacidade do governo de administrar bem sua receita e seus funcionários (porque é isso que os políticos são, apesar de serem arrogantes de mais para enxergar ou admitir); afinal de contas, é do meu bolso, inclusive, que sai esse dinheiro mal administrado. Não sou contra pagar impostos, de forma alguma. Mas a coisa funciona mais ou menos como num comércio: o cliente paga para ter algo em troca. Se ele não tem esse algo pelo qual pagou, tem todo o direito de reclamar. Quem paga imposto é, de certa forma, esse cliente, e se não há retorno para seu investimento, ele tem mais é que cobrar mesmo. O Brasil não precisa de mais dinheiro; precisa é de um bom administrador.

Veja bem: só neste post foram três sugestões de como aumentar a receita do país. E olha que eu nem sou expert no assunto, hein?

0 comentários:

Sobre Pensamentos Avulsos...

Pensamentos Avulsos são divagações e outras bobagens que saem da cabeça insana dessa que vos escreve. Espaço livre para meu bel prazer de escrever e expor de alguma forma minhas idéias. Como blogueira, eu gosto de comentários; como escritora, eu preciso de críticas. Ambos me servem como uma espécie de termômetro de qualidade para a minha produção. Portanto, por gentileza, colabore. :-)

  © Blogger template Writer's Blog by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP