Cultura e crepes

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Poucos são os lugares que valorizam a cultura hoje. Exatamente por isso, que tem a coragem de fazê-lo usa esse argumento como estandarte para se promover. E tem todo o direito de fazer isso.

O senso comum leva a crer que valorizar a cultura é tarefa exclusiva de livrarias ou casas de shows. Ou - pior ainda - do governo. Não tiro a responsabilidade da tarefa a esses órgãos. Aliás, digo mais: é obrigação do governo, sim, mas não das livrarias; estas o fazem porque bem entendem. Mesmo porque, não são todas que o fazem. A Livraria Cultura talvez seja a que mais se preocupa com esse tipo de coisa, mas a Livraria Saraiva e a Fnac não ficam atrás. Em cidades maiores, como as capitais, é óbvio que o movimento é muito maior do que o observado em Campinas, mas todas elas se engajam como podem nessa missão.

No passado saraus eram a moda para se cultuar a cultura. As pessoas interessadas se reunião em casas de um ou de outro com o intuito de tocar, cantar, declamar ou encenar, pelo simples prazer de absorver cultura. Nem sempre foi um hábito exclusivo dos intelectuais. Os luais na praia em volta de uma fogueira podem ser considerados uma forma mais modesta dessas reuniões.

Hoje em dia, se você fala de sarau, a pessoa já torce o nariz, imaginando altos escalões de academias de letras, senhores empolados (muitas vezes empoeirados, se é que me entende), que sabem tudo sobre tudo, e não se misturam com réles mortais. Se eu conhecesse o primeiro desses calhordas que deu essa péssima fama aos saraus, eu batia no desgraçado com um gato morto até o bixano miar. Graças a ele, as pessoas morrem de medo de saraus.

Mas diferente do que se pensa, saraus não mordem. Como eu li de um escritor uma vez (e me desculpe o autor, pois não me lembro seu nome - sou péssima com nomes; esse é um dos meus defeitos), o poeta tem que escrever para o público. Logo, se o público não cultua, o produtor de cultura fica abandonado (coitado!).

Por isso, acho muito justo comentar ações e iniciativas que trabalham a favor da promoção da cultura. E o alvo desse comentário hoje é a creperia Tucano's Crepe, no Shopping Prado, em Campinas. Além de música ao vivo nos dias em que o próprio shopping não promove, o restaurante é aberto a mostras culturais e outros eventos, como lançamentos de livros, além de um sarau na segunda terça-feira de cada mês. O cardápio deles também é muito interessante: cada prato tem um nome de uma banda tradicional, como Legião Urbana e RPM.

Isso tudo sem mencionar que os crepes são uma delícia e o atendimento, maravilhoso. (Não, eu não estou ganhando nem um centavo para escrever este post; escrevo por pura boa vontade mesmo.)


0 comentários:

Sobre Pensamentos Avulsos...

Pensamentos Avulsos são divagações e outras bobagens que saem da cabeça insana dessa que vos escreve. Espaço livre para meu bel prazer de escrever e expor de alguma forma minhas idéias. Como blogueira, eu gosto de comentários; como escritora, eu preciso de críticas. Ambos me servem como uma espécie de termômetro de qualidade para a minha produção. Portanto, por gentileza, colabore. :-)

  © Blogger template Writer's Blog by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP