Palavrinha difícil

segunda-feira, 18 de julho de 2011

O que mantém um relacionamento (de qualquer tipo)? Afinidade? Paciência? Tolerância? Amor? Essas não passam de características de um alicerce ainda mais forte: o respeito.

Respeito é uma palavra difícil de se definir. Não tem nada a ver com medo, como pregam os valentões; isso é certo. Trata-se de um pouco de empatia. Tudo bem que eu não goste das mesmas coisas que o outro, mas me coloco no lugar dele na medida do possível e tento entender porque é tão importante assim para ele.

Toda e qualquer relação precisa de respeito para existir. A partir do momento em que você é obrigado (ou faz isso por vontade própria) a conviver com alguém, se não houver respeito a relação não vai durar. Seja ela um simples convívio no ambiente de trabalho, uma amizade ou algo ainda mais profundo.

Por anos (e ouso dizer que isso ainda acontece nos dias de hoje) casais se uniram por respeito, e muitas vezes, passados anos de convivência, se amaram perdidamente, de forma mais sincera do que muitos que se apaixonaram à primeira vista. Porque aprenderam a se amar. Era assim no passado: se unir com quem se amava era um luxo para pouquíssimos, história rara, quase uma lenda. E hoje em dia, que tem-se essa liberdade, a frequência com que casas que viveram jurando amor um ao outro e uniram-se por essa razão se separam é cada vez maior - o suficiente para mudar leis para que divórcios sejam concedidos mais rapidamente.

Para fazer uso de uma metáfora, o respeito em um relacionamento é como os pneus de um carro: se eles estão em ordem, o automóvel anda bem, sem nenhum problema; por outro lado, se furarem ou estiverem gastos, colocam o carro sob séria ameaça: pode derrapar, provocar um acidente. Pode até não andar para frente.

Quando acaba o respeito em um relacionamento, é o fim. É melhor cada um ir para um lado, antes que aconteça algum acidente. Porque, enquanto o pneu pode ser trocado, tudo bem. Mas quando não é mais possível, um acidente se torna cada vez mais inevitável - e as consequências podem ser irreversíveis.


0 comentários:

Sobre Pensamentos Avulsos...

Pensamentos Avulsos são divagações e outras bobagens que saem da cabeça insana dessa que vos escreve. Espaço livre para meu bel prazer de escrever e expor de alguma forma minhas idéias. Como blogueira, eu gosto de comentários; como escritora, eu preciso de críticas. Ambos me servem como uma espécie de termômetro de qualidade para a minha produção. Portanto, por gentileza, colabore. :-)

  © Blogger template Writer's Blog by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP