O valor da reclamação

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Maldizem aqueles que reclamam muito, chamando-nos de rabugento. Claro que reclamação em excesso muitas vezes é sinônimo de rabugisse mesmo. Dá rugas, gastrite nervosa, envelhece mais rapidamente. Tudo isso é verdade. Mas muitas vezes, a falta de reclamação também é patológico. Ou isso, ou o dito popular "quem não chora, não mama" é a maior farça da história.

Criou-se uma cultura no Brasil de não reclamar, de "deixar quieto". Isso é o pensamento mais errado que alguém pode ter. Porque, graças a essa atitude passiva (e não passífica, veja bem), muitas empresas tentam se aproveitar da ignorância dos consumidores.

Se você se sentiu ofendido pelo meu uso da palavra ignorância, analise seu significado:

ignorância
ig.no.rân.cia
sf (lat ignorantia) 1 Estado de quem é ignorante. 2 Desconhecimento. 3 Falta de instrução, falta de saber. 4 Imperícia, incapacidade. Var: ignoração.

Fonte: Michaelis

Pois é ao terceiro significado que me refiro. A falta de informação é uma armadilha para o consumidor, que muitas vezes acaba refém das empresas por sua inocência.

Ilustrarei com exemplo pessoal.

Eu sabia que havia uma grande chance de que a banda System of a Down desse uma passadinha pelo estado de São Paulo, para aproveitar a viagem do Rock in Rio, só não sabia quando - mas estava atenta.

Só me passou despercebido que a data finalmente foi marcada, e os ingressos começariam a ser vendidos no 11 de julho. No dia seguinte, quando fiquei sabendo, imediatamente fui ao site do LivePass, a empresa que está comercializando os ingressos do show. E, obviamente, tive um susto quando vi que não havia possibilidade de se comprar entrada pela metade do preço, direito garantido a estudantes (meu caso). Tentei entrar em contato com a empresa por telefone, mas ninguém me atendeu. Por isso, só me restava o e-mail. Enviem uma mensagem para eles, pedindo informações e instruções sobre o caso.

Eles responderam meu e-mail algumas horas depois, mas não foi nada animador. Segundo eles, a empresa limitava a venda de "meias-entradas" a 30% do total, e que isso era garantido pela lei municipal (não informou de qual município) nº 13.175/2004. Confesso, desisti na hora, fiquei triste por ter que perder a oportunidade.

Mas hoje, terceiro dia consecutivo dessa saga, alguma coisa me cutucava para eu me informar mais a respeito. E, como todo bom ser vivente quando tem uma dúvida, procurei o guru: fui ao Google. E virei a internet do avesso literalmente e não achei a lei que a LivePass me informou. Por outro lado, encontrei a lei 2.208/01, que fala justamente sobre direito dos estudantes de pagarem meia entrada em qualquer tipo de evento cultural (o que inclui shows de rock), sem mensão alguma a limites ou cotas para tais. E, como já havia desistido de pesquisar a lei sugerida pela empresa, respondi o e-mail pedindo que eles me enviassem a tal lei, e falando sobre a lei que eu tinha descoberto. Então, a mesma coceira que me deu para fazer toda essa pesquisa, também me insentivou a verificar o site da Livepass 1 hora mais tarde. E não foi sem espanto que eu vi que eles tinham liberado novamente a venda de entradas pela metade do preço para estudantes. E não recebe nenhuma resposta da Livepass para o meu segundo e-mail.

Coincidência?

Graças a esse "mal entendido", cheguei ao site Reclame Aqui. Já tinha ouvido falar, mas nunca tinha usado. É um site onde as pessoas se cadastram e podem fazer reclamações sobre experiências que tiveram ou estão tendo com as empresas. As empresas também podem respoder, se defendendo. Quando eu fui registrar minha reclamação em relação à Livepass, vi que eu cheguei tarde, porque já tinha várias páginas de reclamações lá - inclusive, muitas delas eram sobre essa limitação para pagamento de meia entrada para estudantes.

Proponho aqui uma campanha: fim do "deixa quieto". Não digo com isso que sou a favor de barraco e baixaria. Muito pelo contrário: uma coisa é reclamar, simplesmente querendo se dar bem; outra é reclamar com propriedade, porque você tem direito. Essa é uma campanha difícil de ser implantada, mas precisa começar com urgência, se não continuaremos reféns de empresas que apostam na ignorância (e passividade) dos clientes.

Obs: Até o fim desta postagem, o site da LivePass só havia liberado a venda de meia entrada para a pista; a pista premium continua apenas com a opção de entrada inteira.


2 comentários:

Alexandre Pioto 13 de setembro de 2011 às 11:01  

Achei um absurdo, fiz uma reclamação no mesmo site.

Mari 13 de setembro de 2011 às 11:31  

Fez muito bem! Todos temos que fazer isso. Se uma pessoa só reclamar, é apenas um contratempo; mas se todos se habituarem a reclamar do que está errado, as coisas andam direito.

Sobre Pensamentos Avulsos...

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