No fundo, eles estavam certos

terça-feira, 27 de julho de 2010


E não é que a tal da loira no fundo no fundo faz bem? Confesso que não sou muito chegada à cerveja - prefiro bebidas doces -, mas essa é a preferência nacional entre as mais diversas classes sociais. Mas enfim, em homenagem a amigos meus, vamos lá.

Já dizia uma personagem de um mangá que leio: a cerveja é uma bebida muito nutritiva, pois é feita de cevada, que é cereal puro!

Sabe aquela história meio "joão-sem-braço" dos adeptos da cerveja que dizem que a bebida é até boa para a saúde, já que é diurética? No fundo, no fundo, eles tinham alguma razão - mas duvido que sabiam disso. Segundo uma pesquisa da Universidade de Califórnia, nos Estados Unidos, a cerveja seria fonte de silício, substância que ajuda a aumentar a densidade dos ossos. Ou seja, a bebida seria uma boa para quem sofre fraturas com freqüência ou tem osteoporose.

Não muito atrás, a Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp também tem um estudo parecido sobre a bebida, que aponta a cerveja como boa para o combate de anemias, doenças cardiovasculares e má formação fetal, já que ela é fonte de vitamina B9, graças à concentraçao de folatos em sua composição.

Mas não se empolgue: a ingestão em excesso da cerveja anularia os efeitos positivos que ela gera. Sem contar embriaguez e os efeitos colaterais que vem com todo bom bêbado, que vão de micos diversos a acidentes sérios. A pesquisa da Unicamp diz que a dose ideal da bebida seria por volta de 350 ml (acho que isso dá mais ou menos uma latinha). E lembrando que gestantes não podem em hipótese alguma ingerir álcool, pois afeta a formação do feto. O que foi dito acima é medida preventiva, a ser tomada antes de se ficar grávida, e não durante a gravidez.

É, nada é perfeito... Mas pelo menos agora os cerveijeiros de plantão têm uma base científica para defender sua bebida favoria.

0 comentários:

Sobre Pensamentos Avulsos...

Pensamentos Avulsos são divagações e outras bobagens que saem da cabeça insana dessa que vos escreve. Espaço livre para meu bel prazer de escrever e expor de alguma forma minhas idéias. Como blogueira, eu gosto de comentários; como escritora, eu preciso de críticas. Ambos me servem como uma espécie de termômetro de qualidade para a minha produção. Portanto, por gentileza, colabore. :-)

  © Blogger template Writer's Blog by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP