Sobre a série "Crepúsculo"

segunda-feira, 26 de julho de 2010

"Crepúsculo" é a nova febre, não há dúvidas. Um romance extremamente romântico - e moderno, diga-se de passagem. Nos romances normalmente existe o arqui-inimigo do príncipe encantado, mas ele só quer matar o mocinho e ficar com a princesa pelo poder, e nunca por amor a ela. E outra: os romances foram feitos em épocas machistas: quem disse que era permitido à mocinha amar dois príncipes? Era um ou nada! Ou isso, virava bruxa... e viviam (in)felizes para sempre. Não era isso?

É, eu estou ficando velha... E velha como sou, já passei da fase de gostar de coisas como saga "Crepúsculo". E, abra-se um parênteses aqui, para mim "saga" me lembra coisa de animes. Para respeitar esse gênero de qualidade incomensuravelmente superior, me referirei às histórias de Stephenie Mayer por "série", que é muito mais coerente.

E por falar em coerência, será que a tal da Mayer sabe o que é isso? Acho que ela se esqueceu das características que deu aos próprios personagens - falha grave para um escritor - ou vai ver foi só culpa das adaptações da literatura para o cinema, que sempre acabam distorcendo um pouco a história. Mas lembra do Jasper Cullen? No primeiro filme ele não era um vampiro "recém-nascido"? Tanto que não aguentava ficar muito tempo perto da Bella. Mas no terceiro filme da série (!) ele diz que participou da Guerra Civil Americana, ou como nossos professores de História costumam dizer aqui no Brasil, Guerra da Secessão, que aconteceu entre 1861 e 1865. Eu faço faculdade de Letras, adoro trabalhar (eu prefiro o termo "brincar") com as palavras, e tanto por isso sou obrigada a admitir minha "leve fraqueza" quando o assunto é números. Mas, sem calculadora, eu pude perceber que existe nesse período um espaço de tempo de mais ou menos uns... 135 anos!

Então eu descobri o problema da SM! É óbvio! O problema dela é matemática e história! Está na cara que a SM só assistia às aulas de Literatura!

Outra coisa: o Jacob não é um lobo? Como um lobo pode ser tão "pelado"?

Algumas considerações finais:

- Só tem uma única cena em todo o filme "Eclipse" em que o Edward sorri: é quando ele está a sós (ou praticamente, porque a Bella estava mais do que capotada) com o Jacob - sem camisa, claro.

- Repararem: o Edward voa, brilha, vive num bosque e dá lições de moral. Ele não pode ser um vampiro: tá na cara que ele é uma fada!



Dedicado aos meus aluninhos queridos do coração do Maju. :)

3 comentários:

Amanda 28 de julho de 2010 às 22:33  

Humm... correção: não há nenhuma passagem nos livros que Jasper seja um recém-nascido... apenas um recém-vegetariano! =P

Também me fiz a mesma pergunta! Como pode um lobo ser tão pelado?! A única coisa que me vem à mente é que ele se depila!! Provavelmente fez um daqueles pacotes de 10 sessões de laser... hahaha.

A autora me contou um segredo. O Edward é mesmo uma fadinha!! ^-^

Saippa 2 de agosto de 2010 às 18:18  

Coerente?? Virou o Dunga agora??

Sua ladra de piada :P

A.Bridges 12 de setembro de 2010 às 14:37  

Olá, achei seu blog por acaso (eu também tenho um blog que se chama pensamentos avulsos rs'). achei seu texto muito interessante. Haha' principalmente na revelação de ser o Edward uma fada!
Epero ter tempo para poder ler mais do seu blog.

Sobre Pensamentos Avulsos...

Pensamentos Avulsos são divagações e outras bobagens que saem da cabeça insana dessa que vos escreve. Espaço livre para meu bel prazer de escrever e expor de alguma forma minhas idéias. Como blogueira, eu gosto de comentários; como escritora, eu preciso de críticas. Ambos me servem como uma espécie de termômetro de qualidade para a minha produção. Portanto, por gentileza, colabore. :-)

  © Blogger template Writer's Blog by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP