Necessidade de gratidão

domingo, 31 de agosto de 2014

Nada é de graça. Ninguém faz nada “de mão beijada”. Sempre que se faz algo, espera-se algo em troca. E ninguém fica contente em fazer algo sem receber no mínimo um “muito obrigado” em retribuição.

Porém, nem sempre se recebe o agradecimento devido. E nem por isso pode-se perder tempo com lamúrias. Quantas vezes você já ouviu o conselho “se der ouvido ao que os outros dizem você não fará nada”? Existem dezenas de fábulas e ditos populares falando sobre isso; a mais famosa acredito ser a do sapo surdo, que só conseguiu chegar ao topo da montanha porque não conseguia ouvir a plateia lamentando que o pobrezinho não conseguiria chegar até o final.

Pois esse conselho serve tanto para o bem quanto para o mal. Se não se dá ouvidos ao que os outros dizem, é possível fazer tudo o que se quer, acreditando-se em seu potencial. Mas o silêncio ou a ingratidão também nos impede de seguir em frente, e não “dar ouvidos” a esse tipo de reação (ou falta dela) também nos move para frente.

Eu já tinha ouvido esse conselho diversas vezes, mas nunca tinha me atendado de verdade para ele. Foi com um post da página Geração de Valor no Facebook (em um momento muito adequado) que a ficha finalmente caiu para mim. É claro que o trabalho fica muito mais agradável e menos pesado quando você sabe que será retribuído por ele. Mas você realmente precisa dele para realizar o trabalho? Na maioria das vezes não. E é justamente quando não se espera nada que podemos ser surpreendidos.

Eu sou da opinião que o universo conspira com relação ao que você faz. Se fizer algo bom hoje, sem esperar uma retribuição, de alguma forma ela será retribuída, mesmo que a gente não perceba. É uma atitude boa feita hoje, e uma sorte que se dá amanhã.


0 comentários:

Sobre Pensamentos Avulsos...

Pensamentos Avulsos são divagações e outras bobagens que saem da cabeça insana dessa que vos escreve. Espaço livre para meu bel prazer de escrever e expor de alguma forma minhas idéias. Como blogueira, eu gosto de comentários; como escritora, eu preciso de críticas. Ambos me servem como uma espécie de termômetro de qualidade para a minha produção. Portanto, por gentileza, colabore. :-)

  © Blogger template Writer's Blog by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP