Mundo de surdos tagarelas

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Num mundo com tanto barulho, ninguém está interessado em ouvir o ruído alheio. O importante é fazer soar o próprio barulho, e ai de quem não ouvir. Todo mundo quer falar, mas ninguém quer escutar. A gentileza é bem vinda, mas não volta da mesma maneira porque dá muito trabalho.

Todos precisam conversar, por vários motivos. O ser humano é um ser puramente social. Conversar é terapêutico, alivia tensões, distrai, faz com que você sinta que alguém se preocupa. E num mundo de egoísmo, de mimos mil, de isolamento e distância quase total propiciado pela tecnologia, é cada vez mais difícil encontrar alguém verdadeiramente disposto a devolver o favor do ouvido amigo.

Onde todos querem tanto falar não há espaço para ouvir. Ninguém está nem um pouco preocupado com o outro, ninguém quer saber o que se passa. As pessoas só querem que saibam o que se passa com elas mesmas. A necessidade de expor o grande mártir que se acha que é vai muito além da necessidade do outro. O sofrimento próprio é sempre maior do que o do outro, que “reclama de boca cheia”.

Vivemos num mundo de surtos tagarelas. São pessoas capazes de falar até quando a voz se esvai, mesmo quando não há mais ninguém à volta para escutar, mesmo quando o barulho das máquinas vai além de todos os decibéis imagináveis. São pessoas com uma deficiência oculta, incapazes de ouvir, sem a menor condição de detectar a própria carência – e, como consequência, inteiramente incapazes de se “consertar”.

0 comentários:

Sobre Pensamentos Avulsos...

Pensamentos Avulsos são divagações e outras bobagens que saem da cabeça insana dessa que vos escreve. Espaço livre para meu bel prazer de escrever e expor de alguma forma minhas idéias. Como blogueira, eu gosto de comentários; como escritora, eu preciso de críticas. Ambos me servem como uma espécie de termômetro de qualidade para a minha produção. Portanto, por gentileza, colabore. :-)

  © Blogger template Writer's Blog by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP