Médias
terça-feira, 22 de janeiro de 2013
A altura média do brasileiro é de 1,60 m. Um adulto deve tomar, em média, 2 L de água por dia para se hidratar. Uma pessoa deve ter, em média, 30 min de atividade física para deixar de ser um sedentário. São tantas médias, que a vida ganha mais regras a cada dia. E a cada dia, mais regras são inventadas, muitas vezes, contrariando outras que já existiam.
Uma média é um valor genérico que é obtido da seguinte forma: soma-se o valor estudado e divide-se pelo número de elementos estudados. O valor resultante é a média daquilo que se está estudando.
Esquecendo-se de que uma média nada mais é do que um valor genérico, ou seja, em geral, serve para todos, algumas pessoas se equivocam tratando uma média como uma regra. Superestimar assim uma coisa dessas é uma atitude que se faz sem reflexão, e pode até ser perigoso.
Peguemos o caso do IMC (índice de massa corpórea), que é a média mais cultuada do mundo. Ela mede o quanto de massa corpórea que uma pessoa saudável deveria ter. Abaixo da margem do IMC, a pessoa esta em situação de peso inferior ao considerado saudável; acima dela, o indivíduo encontra-se em sobrepeso ou obesidade. Mas esse índice, por motivos óbvios, não leva em contra outros fatores, como por exemplo, constituição física e genética. Se é um valor genérico, esses conceitos têm que ficar de fora mesmo do cálculo. Mas quem se baseia no IMC para saber se deve emagrecer ou engordar tem que levar em conta esses fatos.
Assim como é absurdo achar que está obeso só porque passou 0,1 ponto da margem saudável de IMC, também não é racional achar que é um anão tendo 1,60 m de altura, já que essa é a média da nossa população. E também não é lógico achar que 2 L de água é o que precisa beber uma pessoa de 1,60 m e de 2,0 m para não morrer de hidratação. Afinal de contas, as pessoas ingerem líquidos o dia inteiro sem saber, desde o cafezinho que tomam no café da manhã e nos intervalos do trabalho até o suco do lanche da tarde.
O ideal é lembrar que uma média só serve para nos orientar, como regra geral, mas não pode ser encarada como uma regra. Nada pode ser levado 100% a sério. Ser disciplinado é totalmente diferente de ser um ditador consigo mesmo. Uma relaxada de vez em quando faz até bem à saúde: mantém sã a nossa sanidade.
0 comentários:
Postar um comentário