A Física Injustiçada

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Assim como a maior parte das pessoas, eu achava a Física uma matéria muito chata quando estava na escola. Particularmente, eu nunca fui muito boa com números - tanto que preferi as palavras. Mas teve um momento em que a Física me pareceu de leve uma máteria interessante: na 8ª série (hoje, 9º ano, se não me engano). Nesse ano, nós tivemos nas aulas de ciência uma introdução à Fisica e à Química, sem contas. Na teoria, era uma matéria fascinante. Até que, no ano seguinte, vieram as contas e estragaram tudo.

E assim, fui levando com a barriga essa matéria inglória até me formar. Mas por ironia do destino (coincidência, sinal dos astros, ou sei lá eu o que), me caiu nas mãos o livro "O Mundo Numa Casca de Noz", de Stephen Hawking. O físico britânico, que até então eu só o conhecia como "o-físico-que-sofria-de-atrofia-muscular", me surpriendeu por mostrar exatamente o que o senso comum normalmente nos faz desacreditar: tato e didática para tratar de um assunto aparentemente chato.

Contando um pouco sobre o universo e o tempo, Hawkings se usa de um texto descomplicado e receptivo para, ao contrário de afugentar o leitor, aproximá-lo e fazer com que se interesse pelo assunto geral: a Física.

Talvez este seja o motivo da injustiça feita em relação à disciplina: a forma com que é abordada. Do meu ponto de vista leigo, uma abordagem mais aprofundada em cima das teorias tornaria a matéria um pouco mais "amigável" aos olhos dos estudantes. Mesmo porque, as contas já estão a cargo da Matemática. Eu sou do tipo de pessoa que se dá melhor com conteúdos que explicam como as coisas funcionam, e não necessariamente como fazê-las funcionar na prática. Sabe? Depois da leitura de "O Universo Numa Casca de Noz", acho que até comecei a gostar de Física.



0 comentários:

Sobre Pensamentos Avulsos...

Pensamentos Avulsos são divagações e outras bobagens que saem da cabeça insana dessa que vos escreve. Espaço livre para meu bel prazer de escrever e expor de alguma forma minhas idéias. Como blogueira, eu gosto de comentários; como escritora, eu preciso de críticas. Ambos me servem como uma espécie de termômetro de qualidade para a minha produção. Portanto, por gentileza, colabore. :-)

  © Blogger template Writer's Blog by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP