Você é machista?

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Esse assunto já foi tratado neste blog em outra oportunidade (se quiser refrescar a memória, leia o post "Tempestade em copo d'água (?)"). Parece um tanto quanto desnecessário, mas mal não fará repetir algumas informações. Segundo o dicionário Michaelis:


ma.chis.mo
sm (macho+ismo) 1 Atitude ou comportamento de quem não admite a igualdade de direitos para o homem e a mulher, sendo, pois, contrário ao feminismo. 2 pop Qualidade, ação ou modos de macho; macheza, machidão.


Essa é uma das palavras daquela lista de palavras mal interpretadas que eu venho prometendo desde sempre (eu não esqueci ainda, não, só preciso colocar no "papel"!). 90% das pessoas, quando bate o olho nessa palavra, só pensa em homens que sonham com Amélias e acham um absurdo mulher trabalhar em outro lugar que não seja sua própria casa, limpando, cozinhando e cuidando de criança. Mas quem é que não conhece uma mulher que acha que é obrigação óbvia do homem pagar toda e qualquer despesa que o casal tenha? Ou mesmo que a tarefa de cuidar do lar e da educação dos filhos seja mesmo em maior parte dela? Acha que isso é romântico? Pois eu acredito que trate-se mais de um mal entendido com romantismo, que definitivamente não é sinônimo de "ser otário". O engraçado é que é muito difícil uma mulher não se declarar uma feminista, ou ao menos uma não-machista. Por algum motivo, na cabeça do povo esse adjetivo ficou automaticamente relacionado aos seres do sexo masculino - mas só na teoria.

E pra provar essa teoria, o protal UOL Estilo elaborou um teste para saber se você, leitora, é ou não é machista. O que você acha? Faça o teste! É, no mínimo, interessante. Segue o link:

0 comentários:

Sobre Pensamentos Avulsos...

Pensamentos Avulsos são divagações e outras bobagens que saem da cabeça insana dessa que vos escreve. Espaço livre para meu bel prazer de escrever e expor de alguma forma minhas idéias. Como blogueira, eu gosto de comentários; como escritora, eu preciso de críticas. Ambos me servem como uma espécie de termômetro de qualidade para a minha produção. Portanto, por gentileza, colabore. :-)

  © Blogger template Writer's Blog by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP