Falando de futebol

terça-feira, 29 de junho de 2010

Em tempos de Copa do Mundo, falemos de futebol. Para quem tem acompanhado os jogos, não é difícil perceber a violência das últimas partidas. Tudo bem que futebol é um esporte de contato e, tanto por isso, acidentes são inevitáveis, mas o que se vem presenciando é violência gratuita e propositada. Dizer que no calor do jogo a adrenalina faz com que as pessoas fiquem mais nervosas vá lá, mas estamos falando de seres humanos, animais reconhecidamente racionais (pelo menos na teoria, não?).

Para mim o esporte sempre significou o espaço onde picuinhas e rixas políticas e históricas ficavam de fora; é o espaço onde todos se reúnem para celebrar a vida e a paz – por mais ridículo que pareça esse discurso de paz (sei lá, para mim não é). Se tem uma coisa que me deixa realmente chateada é ver brigas em estádios de futebol – fora e, principalmente, dentro do campo. E é pior quando a briga é entre os jogadores porque, tendo o destaque que têm, o exemplo pelo menos de política de boa vizinhança deveria partir deles.

De uns anos para cá a FIFA e muitos jogadores e times famosos têm levantado a bandeira do Fair Play (“Jogo Justo” em português). O significado dessa verdadeira campanha que se levantou no futebol é a promoção do jogo justo, bonito, sem ignorâncias, por parte de todos os atores do espetáculo que é o futebol. Lembrando que participam desse espetáculo todos dentro de um estádio, desde os jogadores, técnicos e árbitros, até – e inclusive – a torcida. Historicamente essa expressão surgiu em 1896, quando o Barão de Coubertin, organizador dos Jogos Olímpicos de Atenas daquele ano, fez a seguinte declaração: "Não pode haver jogo sem fair play. O principal objetivo da vida não é a vitória, mas a luta". Ou seja, Fair Play simboliza o espírito esportivo. Muito além do simples respeitar das regras do esporte, essa filosofia abrange a noção de amizade e respeito ao próximo. (Fonte: Universidade Aberta do Futebol Brasileiro)

E se critico negativamente o mau exemplo, preciso também enaltecer os bons exemplos – porque eles ainda existem, para alimentar a minha esperança. No meio desse verdadeiro Coliseu que tem sido as apresentações da Copa do Mundo deste ano, Chile e Brasil, no jogo de ontem, merecem os parabéns. Claro que teve algumas falhas de árbitros e jogadores – nem um jogo está livre disso; mas no geral, foi um jogo limpo, sem demonstrações gladiadoras desonestas, como tem acontecido até aqui. Eles demonstraram o que significa de Fair Play.


0 comentários:

Sobre Pensamentos Avulsos...

Pensamentos Avulsos são divagações e outras bobagens que saem da cabeça insana dessa que vos escreve. Espaço livre para meu bel prazer de escrever e expor de alguma forma minhas idéias. Como blogueira, eu gosto de comentários; como escritora, eu preciso de críticas. Ambos me servem como uma espécie de termômetro de qualidade para a minha produção. Portanto, por gentileza, colabore. :-)

  © Blogger template Writer's Blog by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP